Haverá cinco palestras na Semana da Física UFRJ 2015.
*Para mais informações sobre os palestrantes da Semana, basta clicar em seus nomes.

marcelogleiser“Bem-Vindos ao Seu Universo” – 06/08 – 11:00
Marcelo Gleiser (Dartmouth College – EUA)
Palestra especial via internet.

Nessa palestra apresentarei uma breve história do que sabemos sobre o universo e quais os maiores desafios pela frente. Falaremos sobre o big bang, matéria e energia escura, inflação cósmica e outros temas.

mc3a1rio-novello“Questões de Cosmologia” – 04/08 – 14:30h
Mário Novello (CBPF)

Nas ultimas décadas a Cosmologia teve um avanço notável resolvendo algumas questões sobre a evolução do universo e produzindo novas outras, dentre as quais podemos citar:
Qual a origem da expansão global do universo?
A fase extremamente condensada – conhecida como big-bang – pode ser identificada com o começo do universo?
Quais são os dados iniciais do universo?
Existem mais dimensões do que as quatro de espaço-tempo?
Por que existe alguma coisa e não nada?
Por que a massa das partículas elementares, como o próton e o elétron, têm o valor que possuem e não outro?
Por que existe mais matéria do que anti-matéria?
Nesta palestra, o Professor irá comentar algumas destas questões e como os cosmólogos estão elaborando propostas de soluções.

luiz-oliveira

“Micro, macro, meio” - 05/08 – 14:30h
Luiz Alberto Oliveira
 (CBPF)

 Quando, no começo do século XX, os cientistas enfim se tornaram capazes de sondar fenômenos em escalas até então inacessíveis a nossos instrumentos e ideias, sucedeu uma autêntica revolução em nosso entendimento acerca do mundo natural. Esta Revolução Científica teve uma dupla dimensão histórica, pois tanto diversas noções tradicionalmente usadas para fundamentar nossa compreensão habitual das coisas – como Espaço, Tempo, Substância, Indivíduo, Processo, Universo – sofreram profundas transformações, quanto por outro lado as aplicações tecnológicas derivadas destes avanços revolucionários estão transformando radicalmente os modos de viver e agir de parte crescente das sociedades humanas. O objetivo de nosso encontro será o de expor um panorama da nova imagem da Natureza atualmente em consolidação, e debater suas consequências sobre nossa própria civilização.

Felipe-Siqueira-de-Souza-da-Rosa-199x300
“Transferência de calor na micro e na nanoescala” – 06/08 – 15:00h
Felipe Rosa (UFRJ)

Todos estamos acostumados com a chamada transferência de calor radiativa, afinal, é assim que recebemos toda a energia do Sol, que lâmpadas incandescentes irradiam, etc. Conforme o próprio nome sugere, essa transferência é mediada pelo campo eletromagnético (EM) de radiação, pois as outras parcelas do campo decaem muito rapidamente para efetuar transferência de energia à longas distâncias. No entanto, com o célere desenvolvimento da micro e nanotecnologia nos anos recentes, passou a ser mais e mais relevante a interação térmica entre micro-objetos muito próximos, inclusive em regimes onde a parte dita não-radiativa dos campos EM não apenas são relevantes mas absolutamente obliteram a contribuição radiativa típica. Nessa palestra, iremos investigar os princípios físicos por trás dessa transferência de calor no campo próximo, assim como alguns experimentos recentes e possíveis aplicações.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A APRESENTAÇÃO USADA NA PALESTRA.

helayel“A Luz e A Interação Eletromagnética no Cenário do Modelo-Padrão” – 07/08 – 12:30h
J. A. Helayël Neto (CBPF)

É usual estudarmos os fenômenos eletromagnéticos de forma independente das demais interações do Modelo-Padrão. Entretanto, com a origem comum da interação eletrofraca e da interação nuclear forte, e, atualmente, com as medidas e testes de altíssima precisão no setor eletromagnético, podemos determinar a que ponto o setor fraco (bósons vetoriais intermediários e o Higgs) e o setor forte (os quarks e glúons) começam a contribuir para propriedades eminentemente eletromagnéticas dos léptons carregados. Neste contexto, será também discutido o magnetismo do neutrino que, mesmo sendo eletricamente neutro, adquire momento de dipolo magnético. Concluiremos discutindo em que limite se pode descolar o Eletromagnetismo das demais interações fundamentais.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A APRESENTAÇÃO USADA NA PALESTRA.