LACAM:

No LaCAM (Laboratório de Colisões Atômicas e Moleculares) estudamos a interação de íons rápidos com a matéria. Feixes de íons são produzidos e direcionados contra alvos que vão desde um simples átomo a um sólido de composição complexa. No caso de alvos sólidos é possível realizar a síntese e modificação de novos materiais a partir do impacto dos projéteis. É nesta última linha que pretendemos realizar a oficina na Semana da Física.

OFICINA DO LACAM:

Na oficina discutiremos com os alunos, em linhas gerais, os princípios de operação de um acelerador eletrostático. Com os alunos, produziremos um feixe de íons e o direcionaremos até uma câmara de vácuo contendo uma amostra sólida semicondutora. Depois do processo de irradiação, se houver tempo suficiente, poderemos caracterizar a amostra modificada quanto a suas propriedades elétricas e/ou magnéticas.