LAPE:

Laboratório de Física de Partículas do IF-UFRJ – foi criado em 1993 e desde então vem desenvolvendo trabalho de pesquisa na área de Física de Altas Energias participando de colaborações internacionais. Desde 1998 é membro da colaboração LHCb do CERN e participou de todas as etapas de preparação do experimento. Os principais objetivos deste experimento são a busca por grandes diferenças entre matéria e anti-matéria e o estudo de decaimentos raros das partículas que contém os quarks bottom e charm.
O laboratório é composto atualmente por 11 professores permanentes, 1 visitante, 1 PosDoc, 5 alunos de doutorado, 3 de mestrado e 15 de iniciação científica. As atividades de pesquisa desenvolvidas no LAPE envolvem o projeto, a construção e a operação de detetores assim como da análise dos dados coletados por eles. Os membros da equipe realizam visitas regulares ao CERN para contribuir na operação do detetor e para discutir os resultados com os demais membros da colaboração internacional, mas a essência do trabalho é feita no IF-UFRJ.

OFICINA NO LAPE:

Os experimentos de Física de Partículas propiciam o desenvolvimento de novas tecnologias para detetores. O LAPE está envolvido em pesquisa de detetores de silício para medir trajetórias de partículas, que é a tecnologia mais avançada atualmente disponível nesse campo.
A oficina que estamos propondo envolve o uso desse tipo de detetor. Apresentaremos algumas montagens experimentais e as usaremos para observar múons originados de raios cósmicos, partículas emitidas por fontes radiativas e fótons oriundos de feixe de laser. Os alunos se revezarão entre essas montagens, que ficarão sob a responsabilidade de alunos e/ou professores.
Haverá um coordenador da oficina que fará uma introdução no início da atividade e orientará as discussões sobre os princípios físicos dos processos de deteção e as formas de utilização desses equipamentos nos grandes detetores de partículas em atividade ou em construção no CERN. Essas discussões acontecerão em pequenos grupos nos momentos de troca entre as montagens experimentais.