LbT:

A pesquisa no Laboratório de Baixas Temperaturas é orientada ao estudo das propriedades físicas de novos materiais, submetidos a muito baixas temperaturas e altos campos magnéticos. Os pesquisadores vêm trabalhado ativamente nos seguintes temas de pesquisa:
i) Propriedades magnéticas, térmicas e estruturais em materiais policristalinos;
ii) Nano magnetismo e magneto moleculares;
iii) Materiais supercondutores;
iv) Materiais magnetocalóricos, com aplicações na refrigeração magnética
v) Transporte eletrônico polarizado em spin.
O laboratório possui diversos criostatos, dentre eles um magnetômetro SQUID, um sistema PPMS, onde mede-se magnetização, resistividade e calor específico, um refrigerador de diluição que atinge temperaturas abaixo de 1 K, e um criostato de ciclo fechado. Estes sistemas criogênicos utilizam Hélio líquido, produzido na central de criogenia do laboratório. Finalmente, o laboratório possui fornos para preparação de amostras e um difratômetro de raios-x para análise estrutural dos materiais estudados.

OFICINA NO LbT:

Demonstraremos como é feita a análise da estrutura cristalina de materiais. Primeiramente as amostras cerâmicas são moídas, até obter um pó com tamanho de grão homogêneo. Esta amostra é colocada em um difratômetro de raios de raios-x, onde mede-se a intensidade do feixe difratado em função do angulo de incidência do feixe. Finalmente, demonstraremos como é feita a análise dos resultados de forma a determinar com precisão a estrutura cristalina do material. O software utilizado na análise dos dados fornece uma imagem da posição dos átomos no composto e as distâncias inter-atômicas.